quarta-feira, 28 de maio de 2014

ASUG News MAR/ABR-14

Olá,

Hoje compartilho um link que recebi por e-mail muito legal. Trata-se da revista ASUG NEWS.


Você, caro visitante do meu blog, poderá acessá-la através do seguinte endereço. URL: https://flipflashpages.uniflip.com/3/68034/330897/pub/html5.html

Há também a opção para fazer o download, caso queira lê-la em um outro momento. ;)

Para baixar o formato PDF, acesse o endereço a seguir.
URL: https://flipflashpages.uniflip.com/3/68034/330897/pub/document.pdf

Abraço e boa leitura!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Enquete zerada!

Olá,

Começo este post pedindo desculpas para aqueles que participaram da enquete que montei tempos atrás. Há alguns dias percebi que, infelizmente, a mesma foi zerada sem algum aviso ou notificação para o meu e-mail.

Fiquei me perguntando se tinha praticado algo até de errado ao gerá-la, uma vez que a votação ficou aberta e houve votos computados. Para aqueles que participaram, peço minhas sinceras desculpas pelo fato ocorrido.

Enfim, abaixo deixo ao menos via post, registrado a ordem do resultado final.

A EMPRESA QUE VOCÊ ATUA UTILIZA ALGUM SISTEMA? EM CASO POSITIVO, QUAL DAS SEGUINTES SOLUÇÕES SERIA?

1º - Outras soluções.
2º - Soluções SAP.
3º - Soluções TOTVS.
4º - Soluções Oracle.

Diante do resultado final, o que se constata é que há uma grande utilização de sistemas ERP muitas vezes desenvolvido internamente com outras linguagens, por exemplo, em VB, Delphi, VB.NET, C#.NET, etc. ou ainda aplicações que foram projetadas comercialmente e que não foram elencadas.

Bom, basicamente é isso aí pessoal.
Até uma próxima!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Usando RFCs e BAPIs

Olá,

Neste post falarei um pouco sobre RFCs e BAPIs. Mais abaixo, mostrarei um cenário que realizei no meu ambiente de desenvolvimento.

RFC tornou-se a mais importante interface no ambiente SAP. Alguns módulos RFC especiais, que cumprem determinadas convenções, são também conhecidos como BAPIs.

Um Business Application Programming Interface (BAPI) é uma interface de programação padronizada que facilita o acesso interno e externo a dados e processos empresariais em sistemas da SAP. Definido no Business Object Repository como métodos de SAP Business Object, permite uma visão orientada a objetos dos dados empresariais em um sistema da SAP.

Podemos acessar o BOR diretamente, usando a transação BAPIOs BAPIs são criados e testados exatamente da mesma forma que outros módulos de função, usando o Function Builder e são depois definidos como BAPIs no BOR.

A seguir, disponibilizo print's do cenário que citei no início deste post. A ideia aqui é que seria necessário dados de outro sistema.

Iniciar a transação de síntese para o Business Object Repository.

Em seguida, localizar o método USER.change e exibir a documentação do mesmo para o método em questão.

Depois, chamar o Function Builder para o método USER.Display.

Note que aqui é possível visualizar o texto fonte para o BAPI no Function Builder.

Após a chamada, executar o BAPI para o usuário com o destino RFC NONE.

Uma vez confirmado a caixa de diálogo, exibir a tela de resultado para a consulta com o código de retorno e o tempo de resposta para a consulta realizada.

Resultado: aqui, o parâmetro de exportação para o lado de chamada era o usuário "no outro sistema", o parâmetro de importação era o recebimento da caixa de diálogo. Do ponto de vista da função chamada, o parâmetro de importação era o nome do usuário e o parâmetro de exportação era a caixa de diálogo.

Bom, basicamente é isso aí pessoal.
Abraço e até uma próxima!