Olá,
Neste post falarei um pouco sobre RFCs e BAPIs. Mais abaixo, mostrarei um cenário que realizei no meu ambiente de desenvolvimento.
RFC tornou-se a mais importante interface no ambiente SAP. Alguns módulos RFC especiais, que cumprem determinadas convenções, são também conhecidos como BAPIs.
Um Business Application Programming Interface (BAPI) é uma interface de programação padronizada que facilita o acesso interno e externo a dados e processos empresariais em sistemas da SAP. Definido no Business Object Repository como métodos de SAP Business Object, permite uma visão orientada a objetos dos dados empresariais em um sistema da SAP.
Podemos acessar o BOR diretamente, usando a transação BAPI. Os BAPIs são criados e testados exatamente da mesma forma que outros módulos de função, usando o Function Builder e são depois definidos como BAPIs no BOR.
A seguir, disponibilizo print's do cenário que citei no início deste post. A ideia aqui é que seria necessário dados de outro sistema.
Iniciar a transação de síntese para o Business Object Repository.
Em seguida, localizar o método USER.change e exibir a documentação do mesmo para o método em questão.
Depois, chamar o Function Builder para o método USER.Display.
Note que aqui é possível visualizar o texto fonte para o BAPI no Function Builder.
Após a chamada, executar o BAPI para o usuário com o destino RFC NONE.
Uma vez confirmado a caixa de diálogo, exibir a tela de resultado para a consulta com o código de retorno e o tempo de resposta para a consulta realizada.
Resultado: aqui, o parâmetro de exportação para o lado de chamada era o usuário "no outro sistema", o parâmetro de importação era o recebimento da caixa de diálogo. Do ponto de vista da função chamada, o parâmetro de importação era o nome do usuário e o parâmetro de exportação era a caixa de diálogo.
Bom, basicamente é isso aí pessoal.
Abraço e até uma próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário