quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Uso de variáveis de sistema

Olá,

Trago para o post de hoje dois print's da seguinte tarefa que gerei no meu ambiente de desenvolvimento mini-SAP.

Premissa: elaborar um programa ABAP simples com utilização de algumas variáveis do sistema.

Para gerar tal programa, foi necessário selecionar a opção do tipo executável. Ao confirmar o tipo de aplicação desejado, utilizei alguns tipos de variáveis do sistema que possuem informações e dados do processamento, como o idioma de acesso e a data.


Essas informações ficam contidas na estrutura SYST (Campos de sistema ABAP que pode ser abreviada para SY) e podem ser acessados conforme o exemplo mostrado, o nome da estrutura mais o campo que se deseja.


Bom, basicamente é isto. Podemos perceber aqui que o objetivo foi alcançado, criando o programa ZMS_EXP0001 e realizando sua execução com a utilização de algumas variáveis.

Abraço e até uma outra hora!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Trabalhando com Ordens

Olá,

Trago para o post de hoje alguns print's da seguinte tarefa que gerei no meu ambiente de desenvolvimento mini-SAP.

Premissa: acessar o Transport Organizer para procurar por requisições geradas pelo usuário BCUSER. Assim que encontrada(s), selecionar uma requisição e mostrar os objetos pertencentes a ela.

Para atender a tarefa acima, é necessário acessar a seguinte tela:

Tal transação permite verificar o conteúdo das ordens (objetos) e sua Log de transporte (sucessos, erros ou warnings) para os outros clientes e instâncias.

Uma ordem criada por um determinado usuário garante que os objetos a ele associados ficam "reservados" para tal usuário e somente serão liberados no momento em que a ordem for encerrada.

Se reparar no último print acima, perceberá que a requisição está com o status de Modifiable. Enquanto uma ordem possui tal status, pode-se manipular seus objetos livremente, mudar o usuário responsável transferindo a responsabilidade, ou simplesmente eliminar a ordem, liberando assim seus objetos, ao passo que uma ordem liberada é algo imutável.

Quando uma ordem é encerrada, ela deixa de estar associado a um usuário e passa a ter o status de Released (liberada), ou seja, os objetos a ela associados são liberados para alteração por outros usuários.

Bom, basicamente é isto. Podemos perceber aqui que o objetivo foi alcançado, acessei o Transport Organizer e percebi as ordens que o BCUSER obtinha em seu poder, mas que ainda não foram liberadas. E, entre as ordens existentes, foi possível notar na que preferi deixar selecionada (NSPK900003), que há inúmeros objetos gerados.

Até uma próxima oportunidade!

Laptop DeLL

Olá,

Começo este post com a seguinte pergunta: – Você tem alguma marca favorita, quando o assunto se refere à computador ou laptop?

Bom, compartilho mais abaixo, a experiência que obtive até o momento com o laptop da DeLL que possuo. Resolvi abrir um tópico no Blog, pois fiquei muito chateado com o aviso que recebi na última sexta-feira (15/08/2014), pela manhã.


Há pouco mais de 2 anos, eu tinha pensado em comprar um novo laptop, pois o meu anterior (HP Pavilion), estava apresentando problemas para ligá-lo. Eis que em Julho de 2012, após algumas pesquisas realizadas na internet e até mesmo em sites que se pode tirar uma opinião mais concreta, sugeria a tal compra em razão de desempenho/qualidade que o laptop apresentava. Conclusão: fiz a compra!

Estou com o tal laptop há exatos 25 meses (2 anos e 1 mês) e fui informado da mensagem que você pôde ver anteriormente. Detalhe importante: a bateria que possuo já foi trocada cerca de pouco mais de 1 ano no máximo, pois tinha notado que a anterior também não estava legal. Ou seja, o tempo de vida útil da bateria extremamente baixo! Me recordo da looooonga demora que tive para realmente concordarem em enviar uma nova bateria. Ah, e mais uma coisa! A bateria enviada com uma DANFE com dados totalmente diferentes do meu, mas com o meu endereço residencial de entrega correto pelo menos. Ufa!  Na ocasião, envie um e-mail pelo Fale Conosco da DeLL sobre os dados errados na DANFE, mas não tive nenhum retorno. Enfim..

Além deste detalhe da bateria, há uma outra coisa que me incomoda, o som que as vezes o laptop faz, como se as caixas estivessem com um ligeiro problema, não transmitindo uma qualidade de som tão bacana / legal quando se ouve algum MP3.

Pode parecer até piada, mas o que um dia comprei na Santa Ifigênia levou muito mais tempo para apresentar problemas do que este que comprei numa loja grande e de uma marca que é muito utilizado em empresas, grandes corporações, multinacionais, etc.

Está pensando em comprar um novo hardware (laptop, estação de trabalho, etc)? Bom, deixo meu registro para quem sabe ajudá-lo a pensar na sua decisão.

Mais abaixo, será possível observar outras 2 imagens (a nota fiscal com a data da compra e o modelo do laptop DeLL).



Abraço e até uma próxima!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Tabela no mini-SAP

Olá,

Trago para o post de hoje alguns print's de uma tarefa que gerei no meu ambiente de desenvolvimento mini-SAP.


Premissa: criar uma tabela no mini-SAP, modelar e documentar a entidade gerada para atender o desenvolvimento de um novo aplicativo futuramente.


Para gerar a tabela com êxito, foi necessário realizar os seguintes pontos:
  • Definir as características da tabela transparente customizada (tipo de tabela e demais opções técnicas);
  • Gerar suas estruturas (os campos, os data elements e os domínios).
Uma vez que a tabela foi gerada, tratei de realizar alguns testes. O teste se baseou inicialmente em pesquisar dados na mesma. Após ser avisado de que não havia informações, tratei de criar duas novas entradas.








Note que entre os print's, é possível perceber o uso de modelagem de dados e suas convenções de diagramação, tais como o uso de:
  • Soft Box;
  • Nome único e singular;
  • Nome em maiúsculo;
  • Atributo que faz parte do Identificador único (UID) da entidade;
  • Demais atributos.
Aproveitei também para colocar na imagem que representa a entidade modelada, a documentação das estruturas geradas.


Bom, podemos perceber aqui que o 
objetivo foi alcançado, demonstrando a criação de uma tabela no mini-SAP, bem como fazer a modelagem de dados com convenções de diagramação e documentar a entidade criada.

Até uma próxima oportunidade e cuide-se bem.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Ariba System

Olá,

Diante do cenário econômico mundial que vivemos, cada vez mais as empresas estão automatizando processos e integrando aplicações.


Até aí nada de novidade, porque isto é o resultado do avanço da Tecnologia da Informação e por consequência disto, empresas se tornam mais competitivas. 
Tais processos passam a ficar mais velozes e seguros nos seus processamentos a medida em que a tecnologia avança!

C
om base neste cenário, é que resolvi trazer o seguinte tópico para o meu blog. Trata-se do Ariba Buyer System.

Para aqueles que não estão familiarizados no respectivo assunto, faço a seguinte introdução. O Ariba System é uma 
solução abrangente, que automatiza desde Pedidos de compra até Relatórios de despesa.

A SAP fez a aquisição do Ariba há um certo tempo e hoje é uma empresa do 
grupo.

Grandes corporações/multinacionais que utilizam o sistema da SAP, utilizam também esta outra importante aplicação integrada ao ERP.


Até a versão em que eu tive a oportunidade de ter contato, consistia de um forte controle de aprovação por e-mail, por exemplo, o que facilitava e muito os processos naquela ocasião.


No Brasil, e
m se tratando de projetos de implantação deste sistema, o Ariba System ainda é pouco utilizado se comparado com outros países. Mas em minha opinião, essa curva de novos projetos tende a mudar a médio prazo.

Sua empresa utiliza tal aplicação? Em caso positivo, s
inta-se a vontade para comentar à respeito. Pretendo em futuras postagens, mostrar mais detalhes sobre esta interessante aplicação.

Abraço e sucesso!

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Academia SAP

Olá,

 Academia SAP
No post de hoje compartilho uma info que recebi por e-mail da entidade Esperansap. Trata-se de uma academia do módulo RH que se encontra com inscrições em aberto. Para se inscrever, clique na imagem ao lado. Lá tem todo o descritivo quanto as regras para participar deste programa.

É um projeto social muito bacana do qual tive a oportunidade de participar, só que de outro módulo do sistema SAP. Se você está investindo na área, está desempregado e não tem condições financeiras para bancar uma academia e deseja se tornar um consultor, talvez esta seja uma grande oportunidade.

Em tempo, não deixe de aproveitar o final de semana com a sua família.

Um abraço e até uma próxima!