Olá,
Como combinado no último post, hoje apresento um case legal abordando dois pontos. Trata-se da continuidade da modularização, só que desta vez com a passagem de parâmetros e o uso de módulo de função.
Falando um pouco sobre o módulo de função, há três tipos de transferência para subprogramas. São elas:
- Chamada por valor, onde se efetua uma cópia do parâmetro real. Utiliza-se este tipo de transferência para disponibilizar o valor de uma variável global para o subprograma (sob a forma de uma cópia da variável), sem possibilitar a modificação da respectiva variável global, ou seja, protegendo o original.
- Chamada por valor e resultado, a este tipo de transferência é aplicado o mesmo que à "chamada por valor". Porém, no final do subprograma, o valor modificado até o momento da cópia é regravado no original.
- Chamada por referência, o parâmetro é atribuído diretamente ao parâmetro formal. Entre outras palavras, isso significa que atribuições de valores ao parâmetro formal são executadas diretamente no parâmetro real. Aqui, é uma forma útil de evitar a demora na criação de cópias para tabelas internas extensas.
Para o case que apresento, foi utilizado a chamada por valor e resultado. Vamos aos print's do código desenvolvido e dos valores empregados em forma de teste.
Algumas informações adicionais para o case apresentado:
- Somente se permite dois tipos de operação. São elas:
- % Calcular porcentagem.
- P Calcular potência.
- Se não for informado nenhuma das duas, mostra uma mensagem informativa.
- Caso seja informado a opção P, somente será permitido até o valor 4 para o cálculo da potência.
- Ainda em relação ao cálculo da potência, se o segundo valor não for informado, a potência será calculada automaticamente elevando o primeiro valor ao quadrado.
- Por fim, se o resultado for maior que 100, apresentar uma mensagem informativa de que o valor foi superior a este.
Um abraço, aproveite o seu final de semana e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário