segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ajuda para pesquisa

Olá,

Caminhando para a última parte do segundo volume do TAW10_2, hoje falarei sobre Ajuda para pesquisa. Aqui praticamente se encerra a série que abordei em post's anteriores sobre o ABAP Dictionary!

E o que vem a ser "Ajuda para pesquisa"? Trata-se de uma função standard do sistema da SAP, no qual permite ao usuário exibir lista de valores possíveis para um campo de tela. A descrição precisa das entradas possíveis para um campo é normalmente definido por sua semântica. Por esta razão, as entradas possíveis são definidas no ABAP Dictionary.

No print que você observará mais abaixo, será possível reparar o uso de uma ajuda para pesquisa como modelo. Importante lembrar que visões de atualização não podem ser usadas como método de seleção para ajudas para pesquisa. Normalmente, é usada uma visão de BD. Contudo, vale lembrar também que as visões de BD (no sistema da SAP) são sempre criados com um inner join. Como resultado, somente os valores que têm uma entrada em cada uma das tabelas envolvidas são oferecidos nas entradas possíveis. Por vezes, os valores deveriam ser determinados com um outer join, ou seja, uma visão de ajuda como método de seleção.

Existem três mecanismos para a integração de uma ajuda para pesquisa em um campo do ABAP Dictionary:
  • Uma ajuda para pesquisa pode ser integrada diretamente em um campo de uma estrutura ou tabela;
  • Se um campo tiver uma tabela de verificação, seus conteúdos são automaticamente oferecidos como valores possíveis nas entradas possíveis;
  • A semântica de um campo e seus valores possíveis são definidos por seu elemento de dados.
A integração de uma ajuda para pesquisa em uma tabela de verificação (ou um elemento de dados), pode resultar em um alto grau de capacidade de reutilização. No entanto, existem restrições sobre a transferência de outros valores por meio da interface da ajuda para pesquisa.

Para oferece entradas possíveis significativas para o maior número possível de campos de tela, o sistema da SAP usa vários mecanismos. Se estiver disponível mais de um desses mecanismos para um campo, é usado o que estiver mais à esquerda ou no topo da hierarquia.

A performance das entradas possíveis pode, muitas vezes, ser melhorada significativamente, criando um índice nos campos utilizados para formular as restrições. Se o número de entradas no método de seleção for relativamente pequeno, deveríamos verificar sempre se o método de seleção pode ser armazenado em buffer.

O sistema da SAP reconhece três formas de apresentação para as entradas possíveis. A saber:
  • Caixa de listagem;
  • Controle (não-modal);
  • Diálogo SAP (modal).

Bom, vamos aos print's...













Como pode ver, fiz um exemplo de "ajuda para pesquisa" onde é praticado um filtro com base no parâmetro anterior já trabalhado (no caso, o campo da Cia. Aérea). Em um primeiro momento ele mostra todos os registros existentes. E, posteriormente, o campo sofre uma atualização e quando consultado novamente, carrega apenas registros específicos.

Bom, basicamente é isso.
Abraço e ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário