quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Visões e Diálogos de atualização (Parte 1/2)

Olá,

Neste post falarei um pouco sobre Visões de tabela. Na parte 2, falarei um pouco sobre Diálogos de atualização. Estes pontos são uma continuidade sobre o tema ABAP Dictionary.

Por que necessitamos de visões?  Geralmente os dados para um objeto de aplicação são, muitas vezes, distribuídos em N tabelas. Por essa razão, os SGBD's fornecem uma forma de definir visões específicas em dados de várias tabelas. Elas são chamadas de visões.

Das visões restritas ou ampliadas em tabelas de BD, temos o seguinte:
  • JOIN: Combinação de dados de várias tabelas de uma maneira significativa;
  • PROJEÇÃO: Ocultação de informações nas quais não há interesse;
  • SELEÇÃO: Exibição de apenas registros de dados que atendem determinadas condições.
Uma visão de BD é definida no ABAP Dictionary e criada automaticamente no BD durante a sua ativação. Os acessos a uma visão de BD são transferidos diretamente para o BD pela sua interface. O SW de BD efetua a seleção de dados. Se a definição de uma visão de BD for modificada no ABAP Dictionary, a visão criada no BD é eliminada efetuando assim o ajuste a essa modificação. Isso ocorre, em razão da visão não conter dados como uma tabela.

Anexação dinâmica de campos de tabela em visões: Podemos incluir tabelas inteiras em visões de BD. Neste caso, todos os campos da tabela incluída se tornam campos da visão. Se forem incluídos novos campos na tabela ou se os campos  forem eliminados, a visão é automaticamente ajustada a essa modificação;  se uma estrutura append for adicionada a uma tabela incluída em uma visão, os campos adicionados com a estrutura append são automaticamente incluídos na visão. 

Uma visão append está atribuída a EXATAMENTE UMA visão de BD. Pode ser criada mais de uma visão append para uma visão de banco de dados.

A seguir, mostro alguns print's com um exemplo de visão criada a partir do exercício proposto pelo material que estou estudando. Aqui, a ideia é montar uma view adequada, a fim de satisfazer as necessidades do setor de RH, pois se faz necessário exibir alguns dados dos funcionários. Vamos aos print's:






















Como pode ver, foi criado uma view e posteriormente realizada uma configuração para somente um setor ser selecionado com tal visão. Como não havia dado algum com o parâmetro inicial (no caso, 'F'), alterei o mesmo para mostrar o do tipo 'A', onde então foi possível visualizar um registro de acordo com o critério de pesquisa. Por fim, armazenado em buffer a visão gerada.

No próximo post, darei uma continuidade abordando a parte 2.
Um abraço e até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário