sábado, 7 de setembro de 2013

ABAP Dictionary

Olá,

Encerrando uma pequena série e começando uma nova, trago para o blog um tema do qual percorrerei nos futuros post's. Trata-se do ABAP Dictionary. Nas próximas publicações você poderá notar maiores funcionalidades que há na utilização deste importante recurso dentro do ambiente de desenvolvimento.

Sobre o ABAP Dictionary, ele possuí 3 categorias de tipo diferentes. A saber:
  • Elementos de Dados: Descrevem um tipo elementar, mediante a definição da categoria de dados, do comprimento e, possivelmente, das casas decimais.
  • Estruturas: Compostas por componentes que podem ter qualquer tipo.
  • Tipos de Tabelas: Descrevem a estrutura de uma tabela interna.

Para este primeiro exemplo, fiz uso da categoria de dados básicas, TEXT Elements, Domínios e Data Elements.

Qualquer tipo complexo definido pelo usuário pode ser criado com base nesses tipos básicos. Os tipos são, por exemplo, utilizados em programas ABAP para definir os tipos de parâmetros de interface dos módulos de função. Já com relação a ligação ao ambiente de desenvolvimento e tempo de execução, ele é ativamente integrado. Cada modificação tem efeito imediato nos programas de telas ABAP relevantes.

Bom, vamos aos print's deste pequeno exemplo...












Como comentei no início, fiz uso da categoria de dados básicas, Domínios, Data Elements e TEXT Elements. Sendo que no TEXT Elements, eu aproveitei o recurso para capturar o texto para os parameters da aplicação por referência do dictionary (vide imagem 06). 

Bom, basicamente é isso aí.
Abraço e bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário