Olá,
Dando uma continuidade sobre o assunto que andei explorando nos últimos post's, hoje comentarei basicamente sobre estes 3 pontos que destaco no tema acima. Trata-se dos Elementos de Dados, Estrutura e Tabelas Transparentes. Posteriormente, mostrarei alguns print's de um desenvolvimento realizado em meu ambiente mini-SAP.
Os objetos básicos para a definição de dados no ABAP Dictionary são tabelas, elementos de dados e domínios. O domínio é usado para a definição técnica de um campo de tabela (alguns exemplos: TIPO e COMPRIMENTO DO CAMPO) e o elemento de dados é usado para a definição SEMÂNTICA (um exemplo: DESCRIÇÃO BREVE).
Uma tabela transparente é automaticamente criada no BD ao ser ativada no ABAP Dictionary. As categorias de dados do ABAP Dictionary são convertidos nas categorias de dados correspondentes do sistema de banco de dados. Os programas ABAP podem acessar uma tab. transparente de duas maneiras. Uma é acessando dados contidos nas tabelas com o OPEN SQL. O outro método, a tabela define um tipo estruturado que é acessado quando são definidas variáveis (ou tipos mais complexos).
Há também meios de se criar um tipo estruturado no ABAP Dictionary para o qual não existe um objeto correspondente no banco de dados. A esses denominamos de ESTRUTURAS. Elas podem ser usadas para definir os tipos de variáveis. As estruturas podem ser inseridas em tabelas ou em outras estruturas a fim de evitar definições de estruturas redundantes.
Uma cadeia de includes só pode conter uma tabela de banco de dados. A tabela na qual VOCÊ ESTÁ efetuando inclusões PERTENCE à cadeia de includes. Isso significa que você NÃO PODE INCLUIR uma tabela transparente em outra tabela transparente. Os includes SÓ PODEM conter outros includes. As definições de chave externa são geralmente transmitidas do include para a tabela de inclusão. Os atributos da definição de chave externa são transferidos do include para a tabela de inclusão, de modo que a chave externa depende da definição no include!
Além disto, devemos atualizar as configurações técnicas quando definimos uma tabela transparente no ABAP Dictionary. Configurações técnicas são usadas para otimizar individualmente os requisitos de arquivamento e o comportamento de acesso das tabelas de banco de dados. Também podem ser usadas para definir o modo como uma tabela deveria ser tratada quando é criada no BD, se a tabela deveria ser armazenada em buffer e se as modificações das entradas deveriam ser registradas em log.
Abaixo, apresento um print com uma solução gerada em meu ambiente de desenvolvimento. Nele, construí uma estrutura simples com elementos de dados para um controle de modificações das tabelas ZEMPLOYMS e ZDEPMENTMS.
Bom, basicamente é isso aí.
Abraço e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Postar um comentário