quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Índice: Performance no acesso em tabelas

Olá,

No post de hoje, comentarei sobre um item muito importante no que se refere à performance no acesso em tabelas. Trata-se do Índice.

Para iniciar o assunto, se faz necessário citar que o armazenamento em buffer de tabela aumenta a performance quando os registros da tabela são lidos. Os registros de uma tabela bufferizada são lidos diretamente do buffer local do servidor de aplicação onde a transação de acesso está sendo executada quando a tabela é acessada, possibilitando a eliminação de acessos demorados ao BD. Este acesso é melhorado em um fator de 10 para 100. O aumento da velocidade depende da estrutura da tabela e da configuração exata do sistema. Desse modo, o armazenamento em buffer pode aumentar significativamente a performance do sistema.

Alguns tipos de armazenamento em buffer.
  • Armazenamento em buffer completo: quando é acessado um registro da tabela, todos os registros da tabela são carregados para o buffer.
  • Armazenamento em buffer genérico: quando é acessado um registro da tabela, são carregados para o buffer todos os registros que têm a parte da chave alinha à esquerda igual.
  • Armazenamento em buffer de registro individual: somente o registro acessado é carregado para o buffer.

Já um índice ajuda, isto é, agiliza os acessos de leitura a uma tabela. Um índice pode ser considerado uma cópia ordenada da tabela, reduzido aos campos de índice. Quanto maior for a frequência com que uma tabela é lida e menor a frequência das modificações dos conteúdos da tabela, melhor será armazená-la em buffer.

A seguir, apresento um exemplo do qual consegui gerar em meu ambiente, com base em meus estudos com o ABAP sobre o referido tema.




Como pode ver, a ideia simulada foi a necessidade de alguns empregados da área de RH de uma companhia aérea que necessitavam de um acesso rápido aos dados das tabelas de administração de empregados (no caso a ZEMPLOYMS). O acesso aos dados dessa tabela deveria ser agilizado. Muitas vezes, é usada a combinação do primeiro nome e do sobrenome para acessar os dados pessoais de um empregado. O sobrenome é declarado (destacado no acesso) com mais frequência que o primeiro nome. Para isso, deve ser criado um índice nessa ordem.

Bom, basicamente é isto aí.
Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário